Figura 01 - Partida sem proteção - Alta Inércia |
A partida sem proteção pode ser usada apenas em motores de pequena potência, quando o valor da corrente de partida no momento da inicialização, não representa qualquer problema para a máquina ou instalação.
Funcionamento do circuito da partida sem proteção de motor de indução está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no relé térmico
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- PARTIR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do temporizador e do contator K2 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K2 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K2 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K2 (13,14) e o motor acelerará sem proteção térmica. O contato normal aberto K2 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H3 amarelo que se mantém energizado enquanto o motor acelera.
- MANTER: Após decorrido o tempo ajustado no temporizador T1, o temporizador desliga K2 e Liga o contator K1 ( A1, A2) que será energizado, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) que está em série com o relé térmico RT1. A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor mantém-se funcionado. O contato normal aberto K1 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H4 verde que se mantém energizado enquanto o motor acelera.
- DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e, consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
- EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida sem proteção de Motor de Indução Trifásico de Alta Inércia está disponível em: 17_11_02 Partida de Motor de Alta Inércia ;
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 02/11/2017.
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