quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 6.29 - Partida e Reversão Estrela Série - Paralelo de Motor de indução de 12 pontas


Neste caso, o motor de indução de doze pontas parte e reverte com tensão reduzida em suas bobinas. A chave série-paralelo proporciona uma redução de corrente para 25% do seu valor para partida direta.
Figura 01 - Esquemas de ligação 
para Partida e Reversão Estrela - Série Paralelo
É apropriada para cargas com partida necessariamente em vazio, pois o conjugado de partida fica reduzido a 1/4 de seu valor de tensão nominal (partida direta). Este tipo de chave é utilizado para motores de 4 tensões (220/380/440/760V) e no mínimo 9 terminais acessíveis.
Figura 01 - Esquemas de ligação para partida série paralelo – estrela temporizada a contactor, a) circuito de força e b) circuito de comando.

Partida e Reversão Estrela Série-Paralelo
Chave de partida própria para motores com a execução dos enrolamentos em 220/380/440/660V ou 380/760V. A tensão da rede deve ser necessariamente 380V.
Na partida executa-se a ligação estrela série (apto a receber 760V) e aplica-se a tensão de estrele paralelo (380V). Após a partida, quando o motor alcançar aproximadamente 90% da rotação nominal, comuta-se a ligação para triângulo paralelo assim as bobinas passam a receber tensão nominal (380V).
A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potência. Assim, é extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em máquinas com baixo conjugado resistente de partida.
No momento da partida ligarão os contatores K1 e K3 (fechamento em estrela série) no diagrama de comando, T1 contará um tempo e depois acionarão os contatores K1, K2 e K4 (fechamento em estrela paralelo).
Diagrama elétrico de Partida e Reversão Estrela // Dupla Estrela de Motor de Indução Trifásico de 12 Terminais está disponível em:  17_11_19 Partida e reversão Estrela // Dupla Estrela.
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 02/11/2017

11 comentários:

  1. Olá amigo!
    Como voce inseriu o motor 12 pontas no cadesimu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no cade simu nao tem esse motor, eu usei a linha pra fazer as demais pontas, creio que ocorreu o mesmo.

      Excluir
  2. Boa tarde, Professor Sinésio Gomes.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no blog Comandos Elétricos. Sou estudante do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Maranhão e atualmente estou cursando a disciplina de Acionamentos Elétricos. Visitando seu blog acessei a seguinte matéria “Comandos Elétricos - Aula 6.27 - Partida e Reversão Estrela Série - Paralelo de Motor de indução de 12 pontas”, no qual é mostrado um circuito de comando com um motor de 12 terminais aparentemente simulado no software CADe SIMU. Gostaria de saber qual programa você utilizou, pois eu estou com dificuldade em encontrar o motor de 12 terminais no CADe SIMU 3.0.
    Att, Fernanda Sousa

    ResponderExcluir
  3. Consigo encontrar o motor de 12 pontas no cade simu 3.0

    ResponderExcluir
  4. Alguém respondeu por que eu também queria saber

    ResponderExcluir
  5. poderia disponibilizar o arquivo no cad simu?

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns um excelente trabalho

    ResponderExcluir
  7. Como encontrar um motor de 9 pontas no cade simu 3.0

    ResponderExcluir
  8. boa tarde não existe motor de 12 terminais no cad simu, esse motor é de 6 terminais e foi modificado , acrescentando mais 6 terminais, porém na simulação ele não ficará cinza e sem seta de direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite como faz essa modificação la no cad simu....

      Excluir
    2. Boa noite como consigo colocar o motor de 12 pontas no cadsimu

      Excluir