quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 7.31 - Partida e Reversão com aceleração de Motor de Corrente Contínua Compound


Figura 01 - Bobinas Motor CC
Os motores de corrente contínua surgiram como uma forma de solucionar os problemas onde há a necessidade de controle e variação de velocidade e torque em máquinas elétricas acionantes, pois sua velocidade pode ser continuamente alterada mediante a variação da tensão de alimentação. Além disso, os motores CC apresentam torque constante em toda a faixa de velocidade. O motor de corrente contínua é constituído de: Estator e Rotor. 
O enrolamento do rotor denomina-se armadura cujas bobinas com terminais A1 e A2 serão alimentadas através das escovas e comutador e produzirão o campo magnético que irá reagir com o campo magnético do estator, criando torque e movimento, e geralmente é constituído por fios de seção maior.
Figura 02 - Esquemas de ligação para Partida e Reversão
de motor de corrente contínua compound.
O estator é formado por um ou mais enrolamentos. O enrolamento Shunt do estator com terminais F1 e F2 é formado por muitas espiras de fio de menor seção. O enrolamento Série do estator com terminais S1 e S2 é formado por poucas espiras de fio de seção maior. O enrolamento do estator é denominado enrolamento de campo ou enrolamento de excitação.
O enrolamento série pode conter um ou mais pólos, os pólos do estator são sempre salientes, de chapa de ferro silício. O estator pode abrigar 2, 4, 6 ou mais pólos, que vão interferir na velocidade máxima do motor.
Devemos considerar que, no momento da partida de motores de corrente contínua, o valor da intensidade de corrente pode ser muito grandes principalmente em motores potentes. Estes valores podem causar efeitos adversos tais como: aquecimento excessivo dos condutores dos enrolamentos do motor, o que poderia queimar e quedas de tensão nas linhas de energia.
Para limitar o valor da intensidade de corrente no momento da partida do motor é necessário a utilização de reostatos. Esta resistência devem ser eliminadas gradualmente à medida que o motor atinge velocidade nominal.

Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor de Corrente Contínua Compound disponível em:  17_11_27_Reversão_Motor_CC_Compound ;

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 06/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário