Figura 01 - Talha Elétrica |
Uma talha elétrica convencional precisa contar com os seguintes componentes: motor elétrico, freio, tambor, cabo de aço ou corrente com acoplamento, eixo e demais elementos de transmissão, além de elementos de sustentação e fixação.
O motor elétrico é o elemento responsável por gerar a rotação do tambor, o qual erguerá a carga. Ele é acionado e desligado através de um controle e alimentado pela rede elétrica. Já o freio possui como função frear a rotação do tambor através do atrito com o eixo de transmissão.
O tambor é o componente no qual ficará enrolado o cabo ou corrente. Portanto, é importante que haja um dimensionamento correto para que todos os esforços sejam suportados sem nenhum dano à máquina. Além de conectado diretamente ao cabo, o tambor também é ligado ao eixo de transmissão, visto que é ele o responsável por transmitir a rotação do motor ao tambor. Já o cabo de aço ou corrente são os convencionais. No entanto, é importante se atentar à carga suportada pelo cabo para que ele não se rompa. Ademais, o acoplamento, geralmente feito em gancho, também é uma escolha de acordo com a aplicação do operador.
Figura 02 - Esquemas de ligação para Controle de Talha Elétrica |
Os elementos de fixação são o conjunto de placas de aço, parafusos, porcas, arruelas e as cantoneiras, as quais são responsáveis por gerarem uma força de reação ao erguimento da carga, mantendo a máquina presa e operante.
Diagramas elétricos de controle de Talha com dois motores de indução trifásico, Relé de Sequência de fase e freio em corrente contínua está disponível em: 23_09_42 - Controle de Talha com Relé de Sequência de Fase e Freio CC .
© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 06/09/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário