quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 6.27 - Partida e Reversão Triangulo Série - Paralelo de Motor de indução de 12 pontas

Este sistema permite o motor partir com tensão reduzida em suas bobinas, proporcionando uma redução de corrente para 25% do seu valor para partida direta. Ela é apropriada para cargas com partida necessariamente em vazio, pois o conjugado de partida fica reduzido a 1/4 de seu valor para tensão nominal, sendo utilizada para motores de 4 tensões e no mínimo 9 terminais.
Figura 01 - Esquemas de ligação 
para Partida e Reversão Triângulo - Série Paralelo
Triângulo série-paralelo - (Δ-ΔΔ) - Partida própria para motor com a execução dos enrolamentos em 220/380/440/760 ou 220/440, onde a tensão da rede, nesta especificação, deve ser necessariamente 220 V.
Na partida executa-se a ligação triângulo série (Δ), apto a receber 440 V e aplica-se a tensão de 220 V. Após a partida o motor deve ser ligado em triângulo paralelo (ΔΔ) assim as bobinas passam a receber tensão nominal de 220 V.
 A partida do motor é feita com as bobinas conectadas em série, fazendo com que tensão se divida entre elas. Depois que o motor atinge rotação nominal, faz-se a troca das ligações para paralelo, recebendo, assim, cada bobina a tensão total. A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potência. Assim, é extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em máquinas com baixo conjugado resistente de partida.
No momento da partida ligarão os contatores K2 e K1, fechamento em triangulo série no diagrama de carga, T1 contará um tempo e depois acionarão os contatores K1, K3 e K4, fechamento em triangulo paralelo conforme apresenta a figura.
Diagrama elétrico de Partida e Reversão Triângulo // Duplo Triângulo de Motor de Indução Trifásico de 12 Terminais está disponível em: 17_10_14 Partida e Reversão Triângulo Série // Paralelo .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/10/2017

2 comentários:

  1. A dúvida é: Um motor que tem um bobinamento concentrico pode ser rebobinado com um bobinamento meio imbricado, sem sofre variação de suas caracteríticas elétricas?
    Ex: Um motor que tem bobinas com passo 8.10.12 pode ser feito com bobinas de passo 11?

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  2. Muito bom gostei, aprendi bastante.
    Parabéns

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