quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 4.21 - Partida e reversão de Motor Dahlander

Figura 01 - Esquemas de ligação 
para Partida e Reversão Dahlander
O motor dahlander é um motor trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades diferentes, nesta partida as duas velocidades e reversão serão selecionadas por botões.
A Partida do motor dahlander com reversão,destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga e permitindo a inversão do sentido de rotação. O Relé de sobrecarga deve ser ajustado para a corrente de serviço (nominal do motor).
Energização no sentido anti horário (K1, K3 e K5).
Somente a bobina K1 deve ser energizada fechando seus contatos principais e permitindo que as três fases RST cheguem aos bornes UVW (2) do motor que ligará em baixa rotação.
Desenergizando a bobina K1 e energizando as bobinas K3 e K5 fecham seus contatos principais e as três fase energizam UVW (1) através de K3 enquanto que K5 fecha curto em UVW (2).
Figura 02 - Esquemas de fechamento 
dos terminais do motor Dahlander
Ao pressionar S1, a bobina do contator K1 é energizada fechando seus contatos principais e alimentando o motor através de U, V e W (2) e, portanto, baixa rotação. Pressionando S3, as bobinas de K3 e K5 serão energizadas fechando os contatos principais de K3 que alimentará U, V e W (1) e K5 que fechará um curto em U, V, e W (2) e, portanto, alta rotação.
Energização no sentido horário (K2, K4 e K5).
Somente a bobina K2 deve ser energizada fechando seus contatos principais e permitindo que as três fases RST cheguem aos bornes UVW (2) do motor que ligará em baixa rotação.
Desenergizando a bobina K2 e energizando as bobinas K4 e K5 fecham seus contatos principais e as três fase energizam UVW (1) através de K4 enquanto que K5 fecha curto em UVW (2).
Ao pressionar S2, a bobina do contator K2 é energizada fechando seus contatos principais e alimentando o motor através de U, V e W (2) e, portanto, baixa rotação. Pressionando S4, as bobinas de K4 e K5 serão energizadas fechando os contatos principais de K4 que alimentará U, V e W (1) e K5 que fechará um curto em U, V, e W (2) e, portanto, alta rotação.
Este comando não possui inter-travamento permitindo a mudança de baixa velocidade para alta e reversão.
Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor Dahlander está disponível em: 17_10_06 Partida e Reversão Dahlander .
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/10/2017

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante mostrar por que em cada tipo de ligação (maior/menor velocidade) por que o motor fica com número de polos diferentes

    ResponderExcluir
  3. como faria essa ligação utilizando temporizadores para a mudança de velocidade

    ResponderExcluir