O Motor de Indução Trifásico pode ser usado em máquinas que necessitam de controle de rotação, pois, conforme se retira ou insere resistência ao rotor, sua velocidade varia. Nesta situação deve-se compensar a carga no motor para evitar o sobreaquecimento, já que a auto-refrigeração diminui. O valor das resistências de partida, bem como suas potências, deve ser dimensionado especificamente para cada motor conforme as necessidades de torque na partida. Na placa de identificação pode-se ver a tensão e a corrente do rotor, valores que servirão de bases para cálculos.
Figura 01 - Esquemas de ligação para Partida de motor
com rotor bobinado com aceleração rotórica |
Partida de motor de rotor bobinado com aceleração rotórica.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade |
Para controlar a corrente de partida e rotação desse motor são utilizados bancos de resistores em série com os enrolamentos do rotor.
Os motores de rotor bobinado possibilitam o aumento de sua resistência rotórica através da utilização de um banco de resistência externa, conectada ao circuito rotórico, aumentando o conjugado de partida com corrente relativamente baixa.
O motor parte com os anéis coletores não curto-circuitados, e na medida em que o motor vai ganhando velocidade, o reostato deve diminuir sua resistência progressivamente até atingir o menor valor possível e então o mesmo deve ser curto-circuitado quando o motor atinge a rotação nominal.
Diagrama elétrico de Partida de Motor de Rotor Bobinado está disponível em : 16_04_23_Partida_Rotórica .
como que funciona a corrente no rotor
ResponderExcluirEsses é um daqueles sites que muita gente acessa e quase ninguém comenta.
ResponderExcluirPorém me ajudou, obrigado
Valeu boa ajuda duas palavras..." Para bens".
ResponderExcluirValeu, muito boa a explicação!
ResponderExcluirDesejo sucesso ao autor
Valeu.
ResponderExcluirBelo e útil trabalho!!!!
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