segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 5.24 - Partida de motor de rotor bobinado com aceleração rotórica

O Motor de Indução Trifásico pode  ser  usado  em  máquinas  que necessitam  de  controle  de rotação,  pois,  conforme  se  retira  ou  insere resistência ao rotor, sua velocidade varia. Nesta situação  deve-se  compensar  a  carga  no  motor  para  evitar  o sobreaquecimento, já que a auto-refrigeração diminui.  O valor das resistências de partida, bem como suas potências, deve ser dimensionado especificamente para cada motor conforme as necessidades de torque na partida. Na placa de identificação pode-se ver a tensão e a corrente do rotor, valores que servirão de bases para cálculos.
Figura 01 - Esquemas de ligação para Partida de motor 
com rotor bobinado com aceleração rotórica
O  comando  dos  circuitos  para  a instalação  desses  motores  deve  ser projetado para que o motor não dê partida se as resistências não estiverem na posição exata (máxima resistência), para evitar o uso incorreto.  Estes  motores  são  mais caros  que  os  de  rotor  em  curto,  e exigem  maiores  cuidados  de manutenção.  Os  inversores  de freqüência  e  os  soft-starters têm tomado o mercado deles.

Partida de motor de rotor bobinado com aceleração rotórica.

A Partida com aceleração rotórica só é permitida para motores com rotor bobinado, pois a corrente de partida é controlada por meio da inserção de resistores em série com as bobinas do rotor do motor.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade
A vantagem da utilização deste motor é que ele mantém o torque constante mesmo com a rotação reduzida, por isso é muito utilizado em pontes rolante e elevadores.
Para controlar a corrente de partida e rotação desse motor são utilizados bancos de resistores em série com os enrolamentos do rotor.
Os motores de rotor bobinado possibilitam o aumento de sua resistência rotórica através da utilização de um banco de resistência externa, conectada ao circuito rotórico, aumentando o conjugado de partida com corrente relativamente baixa.
O motor parte com os anéis coletores não curto-circuitados, e na medida em que o motor vai ganhando velocidade, o reostato deve diminuir sua resistência progressivamente até atingir o menor valor possível e então o mesmo deve ser curto-circuitado quando o motor atinge a rotação nominal.

Diagrama elétrico de Partida de Motor de Rotor Bobinado está disponível em : 16_04_23_Partida_Rotórica .


© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 05/05/2016

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