sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Aula Prática 76 - Partida e Reversão de Motor de Duplo Bobinado com CLP em 24v


O motor de enrolamentos separados (dois bobinados) possui na mesma carcaça dois enrolamentos independentes e bobinados com números de pólos diferentes. Este tipo de motor proporciona velocidades diferentes em um mesmo eixo. Na grande maioria, são para apenas um valor de tensão, pois as religações disponíveis geralmente permitem apenas a troca das velocidades.
Diagrama elétrico CAD disponível em: 18_06_04 Cad
para partida e reversão de Motor de dois bobinados com CLP.
A potência e a corrente para cada rotação são diferentes. No motor de enrolamentos separados a rotação depende do número de pólos magnéticos formados internamente em seu estator, este tipo de motor possui na mesma carcaça dois enrolamentos independentes e bobinados com números de pólos diferentes. Ao alimentar um ou outro, se terá duas rotações, uma chamada baixa e outra, alta.
As rotações dependerão dos dados construtivos do motor, não havendo relação obrigatória entre baixa e alta velocidade. Exemplos: 6/4 pólos (1200 /1800 rpm); 12/4 pólos (600/1800 rpm), etc.
Diagrama Ladder disponível em: 18_06_04 Ladder
para partida e reversão de Motor de dois bobinados com CLP
.
Ao alimentar uma das rotações, deve-se ter o cuidado de que a outra esteja completamente desligada, isolada e com o circuito aberto, pelos seguinte motivos: não há possibilidade de o motor girar em duas rotações simultaneamente; nos terminais não conectados à rede haverá tensão induzida gerada pela bobina que está conectada (neste sistema tem-se construído basicamente um transformador trifásico); caso circule corrente no enrolamento que não está sendo alimentado surgirá um campo magnético que interferirá com o campo do enrolamento alimentado. Essas são as razões pela quais os enrolamentos destes motores são fechados internamente em estrela (Y).
Este comando não possui inter-travamento permitindo a mudança de baixa velocidade para alta e reversão.
Definindo I/O: Entradas e saídas do CLP:


  • I1 - B0 = Botão de emergência vermelho normal fechado; 
  • I2 - DM1 = Contato auxiliar do disjuntor motor 01, normal aberto;
  • I3 - DM2 = Contato auxiliar do disjuntor motor 02, normal aberto;
  • I4 - S0 = Botão desliga vermelho normal fechado;
  • I5 - S1 = Botão liga verde (horário alta) normal aberto;
  • I6 - S2 = Botão liga preto (anti-horário alta) normal aberto;
  • I7 - S3 = Botão liga amarelo (horário baixa) normal aberto;
  • I8 - S4 = Botão liga azul (anti-horário baixa) normal aberto;


  • Q1 - K1 = Contator velocidade 01 do Motor de dois bobinados (horário alta);
  • Q2 - K2 = Contator velocidade 02 do Motor de dois bobinados (anti-horário alta);
  • Q3 - K3 = Contator velocidade 03 do Motor de dois bobinados (horário baixa);
  • Q4 - K4 = Contator velocidade 04 do Motor de dois bobinados (anti-horário baixa);
  • Q5 - H3 á H6 = Sinalização de sentido e velocidade do Motor de dois bobinados;
  • Q6 - H2 = sinalização de painel energizado - Vermelho;
  • Q7 - H1 = Sinalização de falha térmica - Laranja;
  • Q8 - H0 = Sinalização de emergência - Sonoro;

Diagrama elétrico e ladder do sistema de partida e reversão de Motor de dois bobinados com comado elétrico por controlador lógico programável utilizados na Matéria de Manutenção de Sistemas Elétricos Industriais estão disponíveis abaixo: 
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 19/06/2018

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