quinta-feira, 9 de março de 2023

Aula Prática 12 - Partida Compensadora em 24v de Motor de Indução Trifásico


Figura 01 - Partida Compensadora em 24v de Motor de Indução Trifásico
A partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal. 
A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador: TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta ; TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta. A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade
Os elementos necessários no circuito de potência e comando para acionamento do motor são: uma base e fusível tripolar (F1), um relé térmico (RT1), um botão tipo soco NC (S0), um botão NC (S1), um botão NO (S2), três contatores com dois contatos auxiliar (K1m), um temporizador, um auto-transformador trifásico com derivação em 65% e cinco luzes de sinalização (H0 a H4).
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 Laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LigarAo pressionar S1 energiza-se k1, k3 e k4 (65% da tensão) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ horário).. 
  5. Estágio 01 - Enquanto T1 não finaliza a temporização, o motor gira no sentido anti-horário com tensão reduzida sinalizando através de H3 - Amarelo 1.
  6. Máquina pronta - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator  K2 energizando o motor em máxima tensão e sinalizando através de H4 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
  7. Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado,  através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
  8. Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida Compensadora em 24v de Motor de Indução Trifásico está disponível em: 19_07_08 Partida Compensadora em 24v de Motor de Indução Trifásico .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 08/10/2019

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