Figura 01 - Partida e Reversão em 24v de Motor de Indução Trifásico |
Botoeira S1 – Energiza-se k4 e k1 (Y horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ horário).
Botoeira S2 – Energiza-se k4 e k2 (Y anti-horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ anti-horário).
Os intertravamentos impedem k1 e k2 de serem acionados ao mesmo tempo. O contato fechado de k3 impede que k4 e T1 fique energizado o tempo todo.
Descrição de funcionamento
Sentido horário - Pressionando S1 energizam-se os contatores k4 e k1 e o temporizador T1 que dá inicio a contagem de tempo. Neste momento, o motor está ligado em estrela e girando no sentido horário, terminando o tempo abre-se o contato do temporizador T1 desenergiza k4 e energizando k3. Agora o motor está ligado em triângulo no sentido horário.
Sentido anti-horário - Pressionando S2 energizam-se os contatores k4 e k2 (observe no diagrama de potência que k2 inverte as fase do motor) e o temporizador T1 que dá inicio a contagem de tempo. Neste momento, o motor está ligado em estrela e girando no sentido anti-horário, abre-se o contato do temporizador T1 desenergiza k4 e energizando k3. Agora o motor está ligado em triângulo no sentido anti-horário.
O sistema de partida estrela-triângulo é um sistema que é usado em motores do tipo gaiola de esquilo, basicamente, porque não é necessário incluir qualquer dispositivo adicional, embora só é útil em motores que atendam às seguintes condições: Eles devem funcionar em duas tensões. A tensão de rede deve corresponder ao menor valor das duas tensões em que você pode energizar o motor. As conexões dos terminais do motor deve ser acessível. O motor deve estar sem carga ou com baixa carga na partida.
Em operação normal, a ligação triângulo seria usada em um motor com partida direta, quando a tensão da rede corresponde a menor das duas tensões, em que um motor pode funcionar. A ligação em estrela seria utilizada quando a tensão da rede corresponde à maior uma vez que os enrolamentos do motor receberia uma terceira tensão mais baixa do que a tensão da rede.
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 Laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Ligar Anti-Horário: Ao pressionar S1 energiza-se k4 e k1 (Y horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ horário)..
- Estágio 01 - Enquanto T1 não finaliza a temporização, o motor gira no sentido anti-horário com tensão reduzida sinalizando através de H3 - Amarelo 1.
- Máquina pronta - Sentido Anti-Horário - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator K3 energizando o motor em máxima tensão e sinalizando através de H4 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
- Ligar Horário: Ao pressionar S2 preto, o contator K2 será energizado, toda sequência se repete, acendendo H3 - Amarelo 1, após isto o motor gira com tensão máxima sinalizando através de H5 - Branco que a máquina está Pronta sentido horário.
- Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado, através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 07/11/2017
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