Partida direta é quando você ligar o motor, inicialmente parado, diretamente à rede de alimentação, sem o uso de um dispositivo para limitar a corrente de partida.
A Partida Direta com Frenagem por Contra Corrente é um dos métodos mais antigos utilizados para reduzir a rotação de motores elétricos, neste método as ligações do motor de indução trifásico são reconectadas para o sentido oposto de rotação.
Figura 01 - Partida e Freio Contra Corrente em 24v de Motor de Indução trifásico |
Na figura 01 está representando o esquema de potência e comando de um motor protegido por relé de proteção térmica direta e fusível para proteção contra curto-circuitos.
Funcionamento do circuito da partida e freio contra corrente de motor de indução está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- PARTIR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor partirá em plena tensão. O contato normal fechado de K1 (31, 32) é responsável bloquear K2 e o contato normal aberto de K1 (23, 24) por ligar o sinaleiro H4 Verde que se mantém energizado enquanto o motor está em funcionamento.
- DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e, consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
- FREIAR: Quando pulsamos a botoeira S0 vermelha o contato normal aberto (23, 24) da botoeira se fechará, acionando a alimentação da bobina de K2 e o Temporizador T1, o que provocará a energização do motor em sentido contrário por um tempo breve o suficientepara desacelerar o motor e, consequentemente, os contatos principais de K2 ocasionando a parada do motor. O contato normal aberto de K2 (23, 24) será responsável por ligar o sinaleiro H3 Amarelo que se mantém energizado enquanto o motor está sobre ação do freio contra corrente.
- EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e freio contra corrente em 24v de Motor de Indução Trifásico de Alta Inércia está disponível em: 19_07_04 Partida e Freio Contra Corrente em 24v de Motor de Alta Inércia ;
O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 02/11/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário