quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Aula Prática 07 - Partida, Reversão e Freio em Corrente Contínua de Motor de Indução Trifásico

Figura 01 - Partida, Reversão e Freio com Corrente Contínua.
Uma das técnicas ainda usada para parar o motor é a frenagem por corrente contínua, que consiste em retirar a corrente alternada que alimenta o motor e injetar uma corrente contínua no motor e com isso provocando a frenagem do motor. Nesta partida, será implementada, além do freio, a reversão do motor.
A tensão DC injetada do motor deve ser de aproximadamente 20% da tensão de alimentação do motor, pois este procedimento provoca um aquecimento do motor.
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR: Estando o motor desligado, ao pressionar S1, o contator K1 é energizado, fornecendo ao motor uma corrente alternada e o motor funcionará no sentido anti-horário. O contato normal aberto K1 (43,44) é responsável por ligar o sinaleiro H5 verde que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido horário.
  5. REVERTER: Estando o motor desligado, ao pressionar S2, o contator K2 é energizado, e seus contatos principais invertem a alimentação das bobinas fazendo com que o motor gire no sentido de rotação horário. O contato normal aberto K2 (43,454) é responsável por ligar o sinaleiro H4 branco que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido anti-horário.
  6. FREIAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e K2(13,14), consequentemente, dos contatos principais de K1 OU k2 ocasionando a desenergização do motor, quando o motor é desligado por S0, os contatos 23/24 de S0 energizará os contatores K3 e K4 que injetará no motor uma contente contínua, que criará um campo magnético estacionário (fixo) no estator. Este campo se opõe ao movimento do eixo do motor, o que fará com que ocorra a frenagem, o sinaleiro H3 amarelo se mantém energizado enquanto o motor está sob tensão contínua.
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e Freio com Corrente Contínua de Motor de Indução Trifásico protegido por disjuntor está disponível em:  19_07_05 Partida e Reversão com Freio CC em 24v de Motor de Indução Trifásico .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 05/11/2017


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