Figura 01 - Partida Direta com Reversão e Limite de Curso |
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- LIGAR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor funcionará no sentido horário. O contato normal aberto K1 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H3 verde que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido horário, ao atingir o limite máximo de altura, portão aberto, o contator K1 é desligado através do contato 11 e 12 do sensor FCA.
- REVERTER: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S2 preto, a bobina do contator K2 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K2 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K2 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K2 (13,14) e o motor funcionará no sentido anti-horário. O contato normal aberto K2 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H4 branco que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido anti-horário, ao atingir o limite minimo de altura, portão fechado o contator K2 é desligado, através do contato 11 e 12 do sensor FCB.
- DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e K2(13,14), consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
- EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor de Indução Trifásico protegido por disjuntor está disponível em: 19_12_03 Partida Direta e Reversão com Limite de Curso em 24v ;
O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 19/12/2019
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