quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Aula Prática 03 - Partida e Reversão com sensor de limite de curso em 24v de Motor de Indução Trifásico


Figura 01 - Partida Direta com Reversão e Limite de Curso
A Partida direta com reversão e limite de curso, coordenada com disjuntor destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga e permitindo a inversão do sentido de rotação em partidas normais (< 10 s). O Relé de sobrecarga deve ser ajustado para a corrente de serviço (nominal do motor). Este tipo de partida esta previsto na norma de proteção IEC 60.947-4, que visa a eliminar os riscos para as pessoas e instalações, ou seja, desligamento seguro da corrente de curto-circuito. O conjunto estará incapaz de continuar funcionando após o desligamento, permitindo danos ao contator e o relé de sobrecarga ou outro dispositivo. Ao atingir o limite máximo de altura o contato K1 é desligado e ao atingir o limite mínimo o Contator k2 é desligado
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico  
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor funcionará no sentido horário. O contato normal aberto K1 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H3 verde que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido horário, ao atingir o limite máximo de altura, portão aberto, o contator K1 é desligado através do contato 11 e 12 do sensor FCA.
  5. REVERTER: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S2 preto, a bobina do contator K2 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K2 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K2 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K2 (13,14) e o motor funcionará no sentido anti-horário. O contato normal aberto K2 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H4 branco que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido anti-horário, ao atingir o limite minimo de altura, portão fechado o contator K2 é desligado, através do contato 11 e 12 do sensor FCB.
  6. DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e K2(13,14), consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor de Indução Trifásico protegido por disjuntor está disponível em: 19_12_03 Partida Direta e Reversão com Limite de Curso em 24v ;
O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 19/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário