terça-feira, 17 de agosto de 2004

Aula 04 - Equipamentos á Motor de Indução Trifásico


Os equipamentos á motor constituem cargas em que a corrente elétrica durante a partida é bastante superior á de funcionamento normal. A potência elétrica em funcionamento é determinada pela potência mecânica no eixo.
Estas características podem resultar em sobrecarga á instalação se não houver proteção adequada. Os circuitos que alimentam equipamentos á motor devem possuir proteção contra correntes de sobrecargas que suportem a corrente de partida do motor. 
As quedas de tensão entre a origem (QD) e os terminais dos motores não devem ultrapassar 4% nos circuitos alimentados por rede pública em baixa tensão e 7% nas redes com alimentadas com transformador próprio durante o funcionamento normal do motor. Durante a partida a queda máxima admitida é de 10%.
Os motores elétricos são máquinas que recebem energia elétrica da rede e fornecem energia mecânica através da movimentação de seu eixo. 
Quando um motor é energizado, este exige uma corrente (corrente de partida) extremamente elevada, podendo atingir valores de 6 a 10 vezes o valor nominal especificado. 
Se o motor é energizado em vazio (sem carga) ele adquire rapidamente sua velocidade nominal e a diminuição da corrente de partida será rápida também. Porém, se o motor partir “em carga” a situação é mais complicada, pois as correntes serão maiores e as solicitações elétricas dos dispositivos de acionamento também serão elevadas.
Os componentes utilizados no circuito á motor devem possuir as funções de seccionamento, proteção contra correntes de curto-circuito e sobrecarga além de comando funcional.
A potência elétrica do motor em CV é essencial para a seleção do dispositivo de partida, ela indica a "força" disponível para executar o trabalho (girar o eixo do motor, elevar um peso, etc). A categoria de emprego determina exatamente para que finalidade pode ser aplicado um equipamento em função da corrente e tensão nominal. Cargas indutivas tais como motores de anéis sem reversão, sem frenagem por contra-corrente ou com partida em estrela-triângulo se enquadram na categoria AC2. Já cargas fortemente indutivas,tais como partida direta de motores de gaiola em onde ocorre desligamento com carga se enquadram na categoria AC3. E finalmente cargas fortemente indutivas constituídas por motores de gaiola com frenagem por contra-corrente e reversão na categoria AC4.
Para estas situações a utilização de componentes elétricos com o correto dimensionamento e instalação é fundamental para um desempenho satisfatório e não sobrecarregar a rede e os componentes elétricos. A capacidade elétrica dos componentes utilizados deve ser maior ou no mínimo igual à potência do motor e/ou equipamento a ser comandado. É recomendável que os dispositivos operem a 75% da potência nominal especificada pelo fabricante.
Os componentes a serem utilizados na partida direta segundo recomendação Siemens está disponível no link a seguir: 10_06_002 Partida Direta Siemens .
Os componentes a serem utilizados na partida com reversão segundo recomendação Siemens está disponível no link a seguir: 10_06_003 Partida direta com reversão Siemens.pdf.
Os componentes a serem utilizados na partida estrela triangulo segundo recomendação Siemens está disponível no link a seguir: 10_06_004 Partida estrela triângulo Siemens.pdf.
Os componentes a serem na partida compensadora utilizados segundo recomendação Siemens está disponível no link a seguir; 10_06_006 Partida com auto transformador Siemens.pdf.
© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/09/2014

2 comentários:

  1. Muito bom ! Acho seu blogger fundamental para quem deseja aprofundar e saber mais sobre assuntos não tratados no dia dia em muitos cursos por ai .
    mil vezes parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns estes assuntos colaboram para melhorar o conhecimento técnico de muitos estudantes e todo o pessoal da área, continue postando artigos relacionados, todos da A.L. Projetos e Instalações desejam a você muito sucesso!!!
    www.alprojetoseinstalacoes.comunidades.net

    ResponderExcluir