Figura 01 - Esquemas de ligação
para Partida Triângulo - Série Paralelo
|
Estes doze terminais de interligação referem-se a seis conjuntos de bobinas que constituem o motor elétrico. Para cada nível de tensão requerido teremos uma forma de realizar o fechamento de suas bobinas. São basicamente quatro tipos de fechamento, são eles: Duplo Triângulo (220V); Dupla Estrela (380V); Triângulo (440V) e Estrela (760V).
O sistema de partida triângulo Série Paralelo permite o motor partir com tensão reduzida em suas bobinas, proporcionando uma redução de corrente para 25% do seu valor para partida direta. Ela é apropriada para cargas com partida necessariamente em vazio, pois o conjugado de partida fica reduzido a 1/4 de seu valor para tensão nominal, sendo utilizada para motores de 4 tensões e 12 terminais.
Figura 02 - Ligação do motor de 12 terminais em Triângulo Série |
Na partida executa-se a ligação triângulo série (Δ), apto a receber 440 V e aplica-se a tensão de 220 V. Após a partida o motor deve ser ligado em triângulo paralelo (ΔΔ) assim as bobinas passam a receber tensão nominal de 220 V.
A partida do motor é feita com as bobinas conectadas em série, fazendo com que tensão se divida entre elas. Depois que o motor atinge rotação nominal, faz-se a troca das ligações para paralelo, recebendo, assim, cada bobina a tensão total. A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potência. Assim, é extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em máquinas com baixo conjugado resistente de partida.
Figura 03 - Ligação do motor de 12 terminais em Triângulo Paralelo |
Diagrama elétrico de Partida Triângulo // Duplo Triângulo de Motor de Indução Trifásico de 12 Terminais está disponível em: 19_10_26 Partida Triângulo // Duplo Triângulo em 24v .
Nenhum comentário:
Postar um comentário