A construção do estator do motor de rotor bobinado é praticamente igual à do estator do motor de indução, mas os seus rotores são completamente diferentes.
O rotor do motor de indução é um cilindro laminado, com ranhuras na superfície, no motor de indução os enrolamentos colocados nessas ranhuras é do tipo "rotor de gaiola" e no motor de rotor bobinado o rotor é enrolado da mesma maneira que o estator.
Enquanto o rotor gaiola consiste de barras de cobre, de grande seção, unidas em cada extremidade por um anel de cobre ou de bronze. Não há necessidade de isolamento entre o núcleo do rotor e as barras, porque as tensões induzidas nas barras do rotor são muito baixas. O entreferro entre o rotor e o estator é muito pequeno, para se obter a máxima intensidade de campo.
Já o rotor bobinado é envolvido por um enrolamento isolado semelhante ao enrolamento do estator. Os enrolamentos de fase do rotor (trifásico) são trazidos para o exterior através de três anéis coletores montados sobre o eixo do motor. O enrolamento do rotor não está ligado a nenhuma fonte de alimentação. Os anéis coletores e as escovas constituem simplesmente uma forma de se ligar resistências variáveis externas, em série, com o circuito do rotor. As resistências variáveis (uma para cada anel coletor) proporcionam um meio para aumentar a resistência do rotor durante a partida, a fim de melhorar suas características de partida.
Quando o motor atinge sua velocidade normal, os enrolamentos são curto-circuitados e o funcionamento passa a ser semelhante ao de um rotor de gaiola. As resistências variáveis, também permitem controlar a corrente no rotor e a velocidade do motor.
Ligação e princípio de funcionamento
Na partida são inseridas as resistências externas em serie com os enrolamentos do rotor com o objetivo de se reduzir a corrente na partida e aumentar o torque de partida, isto é, aplica-se 100% do valor das resistências e à medida que o motor gira, lentamente, então gradativamente são reduzidos os valores das resistências, de preferência por intermédio de um reostato. Consequentemente, após a partida são curto circuitado os terminais dos anéis coletores.
Quanto maior a resistência inserida, tanto pior será a regulação em velocidade do motor. É possível, portanto, variar a velocidade de um motor de indução com rotor bobinado carregado, a qualquer velocidade abaixo da velocidade síncrona, pela adição ou pela remoção de resistência do circuito do rotor. Como resultado, a resistência de partida produz torques de partida elevados e correntes de partida reduzidas que podem também servir como meio de controlar a velocidade para aquelas abaixo da velocidade síncrona. Em contra partida as resistências inseridas reduzem o rendimento, pelo efeito joule.
Diagrama elétrico de Partida de Motor de Rotor Bobinado com unica Botoeira está disponível em : 19_10_19_Partida_de_Motor_de_Rotor_Bobinado_com_unica_botoeira_em_24v_com_Aceleração_Rotórica .
Figura 01 - Rotor e estator de Motor de Rotor Bobinado |
Enquanto o rotor gaiola consiste de barras de cobre, de grande seção, unidas em cada extremidade por um anel de cobre ou de bronze. Não há necessidade de isolamento entre o núcleo do rotor e as barras, porque as tensões induzidas nas barras do rotor são muito baixas. O entreferro entre o rotor e o estator é muito pequeno, para se obter a máxima intensidade de campo.
Figura 02 - Esquemas de ligação para Partida de motor com rotor
bobinado e única botoeira em 24v com aceleração rotórica |
Quando o motor atinge sua velocidade normal, os enrolamentos são curto-circuitados e o funcionamento passa a ser semelhante ao de um rotor de gaiola. As resistências variáveis, também permitem controlar a corrente no rotor e a velocidade do motor.
Ligação e princípio de funcionamento
Figura 03 - Curva de corrente x velocidade |
Quanto maior a resistência inserida, tanto pior será a regulação em velocidade do motor. É possível, portanto, variar a velocidade de um motor de indução com rotor bobinado carregado, a qualquer velocidade abaixo da velocidade síncrona, pela adição ou pela remoção de resistência do circuito do rotor. Como resultado, a resistência de partida produz torques de partida elevados e correntes de partida reduzidas que podem também servir como meio de controlar a velocidade para aquelas abaixo da velocidade síncrona. Em contra partida as resistências inseridas reduzem o rendimento, pelo efeito joule.
Diagrama elétrico de Partida de Motor de Rotor Bobinado com unica Botoeira está disponível em : 19_10_19_Partida_de_Motor_de_Rotor_Bobinado_com_unica_botoeira_em_24v_com_Aceleração_Rotórica .
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/08/2019
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