Figura 01 - Esquemas de ligação para Partida e Reversão de motor
com rotor bobinado em 24v com aceleração rotórica
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Para controlar a corrente de partida e rotação desse motor são utilizados bancos de resistores em série com os enrolamentos do rotor.
Os motores de rotor bobinado possibilitam o aumento de sua resistência rotórica através da utilização de um banco de resistência externa, conectada ao circuito rotórico, aumentando o conjugado de partida com corrente relativamente baixa.
O motor parte com os anéis coletores não curto-circuitados, e na medida em que o motor vai ganhando velocidade, o reostato deve diminuir sua resistência progressivamente até atingir o menor valor possível e então o mesmo deve ser curto-circuitado quando o motor atinge a rotação nominal.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade |
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 azul indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Ligar Anti-Horário: Ao pressionar S1 verde, o contator K1 será energizados.
- Estágio 01 - Os contatos principais de K1 são responsáveis pela alimentação da bobina do estator, o rotor inicialmente está em série com o banco de três banco de resistores totalizando 90 Ohms fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário em baixa velocidade e sinalizando através de H3 - Amarelo 1, estágio 3 - velocidade 1 - Mínima.
- Estágio 02 - Os contatos auxiliares 43/44 de K1 são responsáveis pela alimentação do temporizador T1 que após decorrido o tempo ajustado, energizará o temporizador T2 e o contator K3 eliminando um banco de resistências, o rotor estará em série com o banco de dois resistores totalizando 43 Ohms fazendo com que o motor gire em velocidade intermediária e sinalizando através de H4 Amarelo 2, estágio 2 - velocidade intermediária.
- Estágio 03 - Os contatos do temporizador T2, após decorrido o tempo ajustado, energizará o temporizador T3 e contator K4 eliminando mais um banco de resistências, o rotor estará em série com um único banco de resistores de 10 Ohms fazendo com que o motor gire em velocidade maior e sinalizando através de H5 Amarelo 3, estágio 3 - velocidade maior.
- Máquina pronta - Sentido Anti-Horário - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator K5 eliminando o último banco de resistências, o rotor estará em curto circuito fazendo com que o motor gire em velocidade máxima e sinalizando através de H6 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
- Ligar Horário: Ao pressionar S2 preto, o contator K2 será energizado, toda sequência de aceleração se repete, acendendo sequencialmente, H3 - ESTÁGIO 1, H4 - ESTÁGIO 2 e H5 - ESTÁGIO 3, após isto o motor gira em velocidade máxima e sinalizando através de H7 Branco que a máquina está Pronta sentido horário.
- Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado, através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Professor, primeiro parabéns pelo trabalho com seus blogs. Realmente uma grande ajuda.
ResponderExcluirSou estudante de Engenharia Elétrica da UFAM. Me chamo Rodrigo Santos.
Tenho um trabalho no qual meu professor pede o seguinte: Implementar uma partida de aceleração rotórica com reversão, utilizando 2 estágios de resistores.
No exemplo que encontrei na sua aula 5.25, são utilizados 3 estágios.
O sr. Teria como me indicar algum exemplo em que me ajudaria ou como eu deveria fazer?
Grato.
De: Rodrigo Santos
Para: sinesiogomes@yahoo.com.br