quinta-feira, 18 de maio de 2023

Aula Prática 31 - Partida e Reversão de Motor de Rotor Bobinado com Aceleração Rotórica em 24v

Figura 01 - Esquemas de ligação para Partida e Reversão de motor 
com rotor bobinado em 24v com aceleração rotórica
A Partida e Reversão com aceleração rotórica só é permitida para motores com rotor bobinado, pois a corrente de partida é controlada por meio da inserção de resistores em série com as bobinas do rotor do motor.
A vantagem da utilização deste motor é que ele mantém o torque constante mesmo com a rotação reduzida, por isso é muito utilizado em pontes rolante e elevadores.
Para controlar a corrente de partida e rotação desse motor são utilizados bancos de resistores em série com os enrolamentos do rotor.
Os motores de rotor bobinado possibilitam o aumento de sua resistência rotórica através da utilização de um banco de resistência externa, conectada ao circuito rotórico, aumentando o conjugado de partida com corrente relativamente baixa.
O motor parte com os anéis coletores não curto-circuitados, e na medida em que o motor vai ganhando velocidade, o reostato deve diminuir sua resistência progressivamente até atingir o menor valor possível e então o mesmo deve ser curto-circuitado quando o motor atinge a rotação nominal.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade


Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 azul indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. Ligar Anti-HorárioAo pressionar S1 verde, o contator  K1 será energizados. 
  5. Estágio 01 - Os contatos principais de K1 são responsáveis pela alimentação da bobina do estator, o rotor inicialmente está em série com o banco de três banco de resistores totalizando 90 Ohms fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário em baixa velocidade e sinalizando através de H3 - Amarelo 1, estágio 3 - velocidade 1 - Mínima.
  6. Estágio 02 - Os contatos auxiliares 43/44 de K1 são responsáveis pela alimentação do temporizador T1 que após decorrido o tempo ajustado, energizará o temporizador T2 e o contator  K3 eliminando um banco de resistências, o rotor estará em série com o banco de dois resistores totalizando 43 Ohms fazendo com que o motor gire em velocidade intermediária e sinalizando através de H4 Amarelo 2, estágio 2 - velocidade intermediária.
  7. Estágio 03 - Os contatos do temporizador T2, após decorrido o tempo ajustado, energizará o temporizador T3 e contator  K4 eliminando mais um banco de resistências, o rotor estará em série com um único banco de resistores de 10 Ohms fazendo com que o motor gire em velocidade maior e sinalizando através de H5 Amarelo 3, estágio 3 - velocidade maior.
  8. Máquina pronta - Sentido Anti-Horário - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator  K5 eliminando o último banco de resistências, o rotor estará em curto circuito fazendo com que o motor gire em velocidade máxima e sinalizando através de H6 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
  9. Ligar HorárioAo pressionar S2 preto, o contator  K2 será energizado, toda sequência de aceleração se repete, acendendo sequencialmente, H3 - ESTÁGIO 1, H4 - ESTÁGIO 2 e H5 - ESTÁGIO 3, após isto o motor gira em velocidade máxima e sinalizando através de H7 Branco que a máquina está Pronta sentido horário. 
  10. Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado,  através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
  11. Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida de Motor de Rotor Bobinado está disponível em : 19_10_18_Partida_e_Reversão_de_Motor_de_Rotor_Bobinado_em_24v_com_Aceleração_Rotórica .


© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/10/2019

Um comentário:

  1. Professor, primeiro parabéns pelo trabalho com seus blogs. Realmente uma grande ajuda.
    Sou estudante de Engenharia Elétrica da UFAM. Me chamo Rodrigo Santos.

    Tenho um trabalho no qual meu professor pede o seguinte: Implementar uma partida de aceleração rotórica com reversão, utilizando 2 estágios de resistores.
    No exemplo que encontrei na sua aula 5.25, são utilizados 3 estágios.
    O sr. Teria como me indicar algum exemplo em que me ajudaria ou como eu deveria fazer?
    Grato.
    De: Rodrigo Santos
    Para: sinesiogomes@yahoo.com.br

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