O reostato é um componente elétrico que consegue fazer uma alteração no valor da resistência em um circuito, assim é possível aumentar ou diminuir o valor da resistência elétrica, com o intuito de se obter vários valores de corrente elétrica. Há dois tipos de reostatos, o de variação contínua e o de variação descontínua.
Reostato de variação contínua
Fiura 01 - Reostato de variação contínua |
Neste tipo de reostato, é possível variar o valor resistência continuamente entre dois pontos, desde zero até um valor máximo predeterminado. Ele é basicamente constituído por um material condutor que possui um determinado comprimento e é enrolado varias vezes, onde o comprimento utilizado, influencia no valor da resistência total. Para se obter a variação desta resistência há um cursor, que quando movimentado manualmente sobre o condutor enrolado, consegue obter uma variação de sua resistência, graças a partes do condutor que não são isoladas, o que garante que o cursor ira entrar em contato com diferentes partes obtendo valores diferentes de resistência.
Há vários exemplos práticos para reostatos variáveis, desde os mais simples como a alteração do volume do rádio, a intensidade da luz em uma lâmpada, a regulação da velocidade de um ventilador e até mais potentes como a regulação da corrente de campo de um motor de corrente contínua. O tipo de reostato utilizado em equipamentos de menos potencia é o potenciômetro. E já para a regulação da corrente em motores são utilizados reostatos mais potentes, com uma robustez maior, como o mostrado na foto acima.
Reostato de variação descontínua
Figura 02 - Reostato de variação descontínua |
Este tipo de reostato possui um banco de resistores com valores bem determinados, que permitem a associação de resistores em série (para aumentar o valor da resistência) ou em paralelo (para diminuir o valor da resistência).
Em motores de corrente continua o pico da corrente é bastante elevado, então para minimizar o pico desta corrente é utilizado este componente como reostato de partida para que o motor seja acionado gradativamente. Deste modo entrando com a resistência máxima do banco sendo retirada as resistências por etapas, o motor irá partir mais devagar porque a resistência do circuito será alta, sendo a corrente baixa, e de acordo com a diminuição da resistência a corrente ira aumentar aos poucos, assim garantindo que no primeiro passo o motor parta com uma velocidade menor e após a retirada das resistências ele irá aumentar sua velocidade, e assim diminuindo o provável pico de corrente.
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/04/2016
Teria o esquemas de motores de corrente alternada?
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