sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Simulador de Reparos Gerais 10 - Partida Direta com relé de interface

 A Partida direta, coordenada com disjuntor motor destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga em partidas normais < 10 s. O Relé de sobrecarga deve ser ajustado para a corrente de serviço, nominal do motor e a freqüência de manobras é de até 15 manobras por hora. 

Figura 01 - Diagrama elétrico da
Partida Direta com relé de interface
Na partida direta de motor de indução com relé de interface e contator o comando é executado através de uma botoeira que opera em 24 vcc, que energiza um relé, este relecomanda um contator, que por sua vez aciona o motor. A capacidade elétrica do conjunto botoeira contator dependerá das características do motor utilizado. Esta partida possibilita o comando à distância de motores, baixo custo pois utiliza basicamente uma botoeira de comando, um relé e um contator, permite a conexão de dispositivos de proteção térmica contra sobreaquecimento. No entanto é indicada para motores de pequena capacidade e não atenua o pico de partida.
Funcionamento do circuito de Partida Direta de motor com relé de interface e contator protegido por fusível está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. sinaleiro H0 Amarelo indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 vermelho indica painel energizado. 
  3. O sinaleiro H2 verde indica painel energizado.
  4. LIGAR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do relé de interface RL1 aciona o contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo RL1 (13,14) e o motor funcionará. O contato normal aberto RL1 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H3 verde que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido anti-horário.
  5. DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e, consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
  6. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - amarelo indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida Direta de Motor de Indução Trifásico protegida por fusível com comando em 24 Vcc através de relé de interface está disponível em: 23_03_01 Partida Direta em 24 Vcc com relé de interface de Motor de Indução Trifásico.

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 29/03/2023

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