sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Simulador de Reparos Gerais 11 - Partida e reversão com relé de interface.

A Partida Direta com Reversão consiste em aplicar ao motor elétrico 100% da tensão necessária para que o mesmo funcione com potência total, esse tipo de partida fornece ao operador a opção de realizar a inversão de rotação do motor quando desejado.

Com isto pode-se partir o motor com carga, desde que seja respeitado seu torque e Fator de Serviço), há facilidade na execução do circuito de partida e de comando, há baixo custo de componentes para executar o acionamento, o motor parte com alto torque na ponta do eixo ou seja potência máxima é há a possibilidade de executar a inversão de rotação do motor quando necessário.
No entanto há alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal, existem limitações a potência dos motores a serem realizadas as partidas diretas, (ex. É recomendado que não sejam acionados em partida direta motores com potência acima de 10 cavalo vapor, pois ocasionam uma grande queda de tensão do circuito na partida), de preferência partir esses motores com baixa carga ou em vazio. Exige dispositivos de acionamento (contatores, disjuntores), mais robustos, com motores com alta carga e alta potência é orientado que a reversão de um sentido para o outro tenha um intervalo, para diminuir o "tranco" da inversão do motor. 

Figura 01 - Partida e reversão com relé de interface.
A Partida direta com reversão, coordenada com disjuntor destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga e permitindo a inversão do sentido de rotação em partidas normais (< 10 s). O Relé de sobrecarga deve ser ajustado para a corrente de serviço (nominal do motor). Este tipo de partida esta previsto na norma de proteção IEC 60.947-4, que visa a eliminar os riscos para as pessoas e instalações, ou seja, desligamento seguro da corrente de curto-circuito. O conjunto estará incapaz de continuar funcionando após o desligamento, permitindo danos ao contator e o relé de sobrecarga ou outro dispositivo.

Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico  
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor funcionará no sentido horário. O contato normal aberto K1 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H3 verde que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido horário.
  5. REVERTER: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S2 preto, a bobina do contator K2 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K2 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K2 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K2 (13,14) e o motor funcionará no sentido anti-horário. O contato normal aberto K2 (23,24) é responsável por ligar o sinaleiro H4 branco que se mantém energizado enquanto o motor funciona no sentido anti-horário.
  6. DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e K2(13,14), consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.

Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor de Indução Trifásico protegido por disjuntor v1 está disponível em:15_09_005 Reversão com Interface.pdf;

Diagrama elétrico de Partida e Reversão de Motor de Indução Trifásico protegido por disjuntor v2 está disponível em: 23_03_03 Partida direta e reversão com relé de interface;

O plano de demonstração para a montagem do sistema de partida em em treinador está disponível em: 19_10_01 PD Partida e Reversão - Comandos Elétricos .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 29/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário