quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Simulador de Reparos Gerais 08 - Painel com partida triângulo série paralelo e reversão de motor de indução trifásico de 12 terminais.

Partida própria para motor com a execução dos enrolamentos em 220/380/440/760 ou 220/440, onde a tensão da rede, nesta especificação, deve ser necessariamente 220 V.
Na partida executa-se a ligação triângulo série (Δ), apto a receber 440 V e aplica-se a tensão de 220 V. Após a partida o motor deve ser ligado em triângulo paralelo (ΔΔ) assim as bobinas passam a receber tensão nominal de 220 V.
Este desenho está disponível em: 
A partida do motor é feita com as bobinas conectadas em série, fazendo com que tensão se divida entre elas. Depois que o motor atinge rotação nominal, faz-se a troca das ligações para paralelo, recebendo, assim, cada bobina a tensão total. A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potência. Assim, é extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em máquinas com baixo conjugado resistente de partida.
No momento da partida ligarão os contatores K1 juntamento com K5, fechamento em triangulo série no diagrama de carga, T1 contará um tempo e depois desligará K5 e será acionado os contatores K1, com K3 e K6, fechamento em triangulo paralelo conforme apresenta a figura. Para reversão trocas se K1 e K3 por K2 e K4.

Este desenho está disponível em:
1 - Faça a análise de funcionamento do circuito de comando e potência;
2 - Mude a posição da chave de defeitos (D1 a D8) para a posição 01;
3 - Energize o circuito e inicie a operação de comando;
4 - Constate e anote a característica do defeito;
5 - Verifique em que ponto a sequência operacional está interrompida;
6 - Verifique pelo diagrama o circuito (s) de comando ou controle que falha;
7 - Anote precisamente a falha comprovada com o instrumento de teste no diagrama.

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/09/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário