quinta-feira, 4 de maio de 2023

Aula Prática 27 - Partida Direta de Motor Dahlander em 24v

Figura 01 - Esquemas de ligação 
de motor Dahlander
O Motor de indução Dahlander proporciona velocidades diferentes em um mesmo eixo. Na grande maioria, são para apenas um valor de tensão, pois as religações disponíveis geralmente permitem apenas a troca das velocidades. A potência e a corrente para cada rotação são diferentes.
Este é  um  motor  com  enrolamento  especial  que pode  receber  dois  fechamentos  diferentes,  de forma  a  alterar  a  quantidade  de  pólos, proporcionando,  assim,  duas  velocidades distintas, mas  sempre  com  relação 1:2. Exemplos: 4/2 pólos (1800/3600 rpm); 8/4 (900/1800 rpm).
Na figura 01 temos o fechamento em Triângulo com alimentação nas pontas (R - 1; S - 2; T - 3) e as pontas 4, 5 e 6 abertas e Dupla Estrela  com alimentação nas pontas (R - 4; S - 5; T - 6) e as pontas 1, 2, 3 em curto circuito.
Figura 02 - Formação de polos consequentes 
e ativos em motor Dahlander
A ligação Dahlander permite uma relação de pólos de 1:2 o que corresponde a mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de pólos é maior a velocidade é mais baixa, quando é menor a velocidade é mais alta. Isso decorre da Formula : n = 120 x f x (1-s) / p, quando a freqüência é 60 Hz, onde n = velocidade , p o número de pólos, s = escorregamento e f a freqüência. Os polos são formados de maneira consequente ou ativa, conforme figura 02.

O motor dahlander é um motor trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades diferentes, nesta partida as duas velocidades serão selecionadas por botões. 
Para haver a mudança de velocidade alta para baixa o motor deverá ser desligado. 
Figura 03 - Esquemas de ligação 
para Partida Dahlander em 24v
Somente a bobina K1 deve ser energizada fechando seus contatos principais e permitindo que as três fases RST cheguem aos bornes UVW (2) do motor que ligará em baixa rotação.
Desenergizando a bobina K1 e energizando as bobinas K2 e K3 fecham seus contatos principais e as três fase energizam UVW (1) através de K2 enquanto que K3 fecha curto em UVW (2). 
Ao pressionar S1, a bobina do contator K1 é energizada fechando seus contatos principais e alimentando o motor através de U, V e W (2) e, portanto, baixa rotação. Pressionando S2, as bobinas de K2 e K3 serão energizadas fechando os contatos principais de K2 que alimentará U, V e W (1) e K3 que fechará um curto em U, V, e W (2) e, portanto, alta rotação. Este comando possui um inter-travamento que só permitirá a mudança de baixa velocidade para alta. A redução de velocidade só ocorre após o motor ser desligado.
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja  indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR HH: Ao pressionar S1 - verde, o contator  K1 será energizado. Os contatos principais de K1 são responsáveis pela alimentação das bobinas U1, V1, W1 fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade alta, sinalizado esta condição através do sinaleiro H3 - Verde.
  5. LIGAR HL: Ao pressionar S2- amarelo, o contator  K2 e K3 será energizado. Os contatos principais de K2 são responsáveis pela alimentação das bobinas U2, V2, W2 e K3 provocará curto circuito nos terminais U1, V1 e W1, fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade baixa, sinalizado esta condição através do sinaleiro H4 - Amarelo.
  6. DESLIGAR: Quando o motor é desligado por S0 energizará o contator K4 e o temporizador, que bloqueia a reenergização do motor através do temporizador que deve ser sincronizado com a chave de partida centrífuga. 
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.

Diagrama elétrico de Partida de Motor Dahlander em 24v está disponível em: 19_10_23_Partida_Dahlander_em_24v .


© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 05/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário