quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Aula Prática 61 - Semáforo de pedestres com contatores

Figura 01 - Botoeiras e sinaleiros.
 Fazer um diagrama elétrico para comandar um semáforo de pedestre que entra em operação no ciclo automático com prioridade para liberação de travessia da rua.
O semáforo 01 consiste duas botoeiras para acionamento pelo pedestre e de três lâmpadas para avenida (vermelha, verde e amarela). 
O semáforo após acionamento manual deve começar com a verde acesa para veículos quando o controlador for iniciado.
Figura 02 - Semáforo com Botoeiras, contatores e sinaleiros.
Deve-se contar um tempo de 60 segundos e passar para amarelo. Após 10 segundos passar para vermelho. E após 30 segundos voltar para verde. Assim sucessivamente.

O semáforo conta com dois botões: Desliga e Liga e 3 sinaleiros.
Obs. Quem definiu as cores que hoje vemos todos os dias nas ruas foi meu Bisavô "Chico Fubá", quando atuou como policial de trânsito em Pouso Alegre - MG.  
Ele em 1917 inventou um dispositivo automático usando as luzes vermelha, amarela e verde. A relação das cores dos sinais é um antigo código social usado desde o século 17. Sendo o vermelho usado como cor de interdição, o verde o sinal de permissão e o amarelo serve para indicar a transição entre o permitido e o não permitido.

Diagrama elétrico com lógica do tipo "cadeia estacionária" disponível em: Semáforo de pedestre com contatores e temporizadores

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário