segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 3.19 - Partida Direta e Reversão de Motor de Dois Bobinados

Figura 01 - Esquemas de ligação 
para Partida e reversão de Motor de dois bobinados
Este tipo de motor proporciona velocidades diferentes em um mesmo eixo. Na grande maioria, são para apenas um valor de tensão, pois as religações disponíveis geralmente permitem apenas a troca das velocidades. A potência e a corrente para cada rotação são diferentes. No motor de enrolamentos separados a rotação depende do número de pólos magnéticos formados internamente em seu estator, este tipo de motor possui na mesma carcaça dois enrolamentos independentes e bobinados com números de pólos diferentes. Ao alimentar um ou outro, se terá duas rotações, uma chamada baixa e outra, alta.
As rotações dependerão dos dados construtivos do motor, não havendo relação obrigatória entre baixa e alta velocidade. Exemplos: 6/4 pólos (1200 /1800 rpm); 12/4 pólos (600/1800 rpm), etc.
Ao alimentar uma das rotações, deve-se ter o cuidado de que a outra esteja completamente desligada, isolada e com o circuito aberto, pelos seguinte motivos: não há possibilidade de o motor girar em duas rotações simultaneamente; nos terminais não conectados à rede haverá tensão induzida gerada pela bobina que está conectada (neste sistema tem-se construído basicamente um transformador trifásico); caso circule corrente no enrolamento que não está sendo alimentado surgirá um campo magnético que interferirá com o campo do enrolamento alimentado. Essas são as razões pela quais os enrolamentos destes motores são fechados internamente em estrela (Y).
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja  indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR HH: Ao pressionar S1 - verde, o contator  K1 será energizado. Os contatos principais de K1 são responsáveis pela alimentação das bobinas U1, V1, W1 fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade alta, sinalizado esta condição através do sinaleiro H3 - Verde.
  5. LIGAR HL: Ao pressionar S2- amarelo, o contator  K2 será energizado. Os contatos principais de K2 são responsáveis pela alimentação das bobinas U2, V2, W2 fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade baixa, sinalizado esta condição através do sinaleiro H4 - Amarelo.
  6. LIGAR AH: Ao pressionar S3 - preto, o contator  K3 será energizado. Os contatos principais de K3 são responsáveis pela alimentação das bobinas U1, V1, W1 fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário na velocidade alta, sinalizado esta condição através do sinaleiro H4 - Branco.
  7. LIGAR AL: Ao pressionar S4- azul, o contator  K4 será energizado. Os contatos principais de K4 são responsáveis pela alimentação das bobinas U2, V2, W2 fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário na velocidade baixa, sinalizado esta condição através do sinaleiro H5 - Azul.
  8. DESLIGAR: Quando o motor é desligado por S0 energizará o contator K4 e o temporizador, que bloqueia a reenergização do motor através do temporizador que deve ser sincronizado com a chave de partida centrífuga. 
  9. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e reversão de Motor de Duplo Enrolamento está disponível em: 17_10_09 Partida e reversão de motor de dois bobinados .


© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 05/10/2017

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