Figura 01 - Esquemas de ligação
para Partida e reversão de Motor de dois bobinados
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Ao alimentar uma das rotações, deve-se ter o cuidado de que a outra esteja completamente desligada, isolada e com o circuito aberto, pelos seguinte motivos: não há possibilidade de o motor girar em duas rotações simultaneamente; nos terminais não conectados à rede haverá tensão induzida gerada pela bobina que está conectada (neste sistema tem-se construído basicamente um transformador trifásico); caso circule corrente no enrolamento que não está sendo alimentado surgirá um campo magnético que interferirá com o campo do enrolamento alimentado. Essas são as razões pela quais os enrolamentos destes motores são fechados internamente em estrela (Y).
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- LIGAR HH: Ao pressionar S1 - verde, o contator K1 será energizado. Os contatos principais de K1 são responsáveis pela alimentação das bobinas U1, V1, W1 fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade alta, sinalizado esta condição através do sinaleiro H3 - Verde.
- LIGAR HL: Ao pressionar S2- amarelo, o contator K2 será energizado. Os contatos principais de K2 são responsáveis pela alimentação das bobinas U2, V2, W2 fazendo com que o motor gire no sentido horário na velocidade baixa, sinalizado esta condição através do sinaleiro H4 - Amarelo.
- LIGAR AH: Ao pressionar S3 - preto, o contator K3 será energizado. Os contatos principais de K3 são responsáveis pela alimentação das bobinas U1, V1, W1 fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário na velocidade alta, sinalizado esta condição através do sinaleiro H4 - Branco.
- LIGAR AL: Ao pressionar S4- azul, o contator K4 será energizado. Os contatos principais de K4 são responsáveis pela alimentação das bobinas U2, V2, W2 fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário na velocidade baixa, sinalizado esta condição através do sinaleiro H5 - Azul.
- DESLIGAR: Quando o motor é desligado por S0 energizará o contator K4 e o temporizador, que bloqueia a reenergização do motor através do temporizador que deve ser sincronizado com a chave de partida centrífuga.
- EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
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