terça-feira, 12 de setembro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 1.10 - Partida com Resistências Estatóricas de Motor de Indução Trifásico

Figura 01 - Diagrama de potência e comando
de Partida com Resistências Estatóricas
Os resistores de inicialização estatórica é um sistema utilizado na partida de motores de indução (gaiola de esquilo) com ou sem inércia da carga durante o processo de inicialização, onde há necessidade de reduzir a intensidade da corrente na partida.
As resistências estatóricas de arranque são conectadas em série com os enrolamentos do estator, de modo que a tensão de alimentação durante o arranque é menor, e diminuir a intensidade da corrente elétrica. Com o aumento de velocidade do motor vão se eliminando resistências.
A partida pode ser iniciada com um único grupo de resistência de cerca de três vezes a resistência nominal estator do motor. Com a utilização e eliminação escalonada grupos de resistência pode-se aumentar gradativamente até o motor alcançar a velocidade máxima, reduzindo a corrente de partida.
A figura 01 representa o diagrama de potência com regime de arranque por resistências estatóricas com dois grupos de resistência que são desconectadas um após o outro no processo de partida.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade
Além disso os dispositivos de proteção que serão necessários para controlar a partida estatórica, deve se utilizar dois ou três contatores de acordo com o número de grupos de resistência.
De acordo com o esquema de potência e comando há na manobra do circuito: dois grupos de resistência, três contatores: K1M, K2M e K3M, dois relés temporizadores conexão: K1T e K2T e as Botoeiras S1 dispositivos para ligar e S2 para desligar.
Na curva característica de uma bota resistências estatòriques pode comparar a relação entre a intensidade e tensão resistência conexão direta ./- 30Na curva característica de uma bota resistências estatòriques pode comparar a relação entre a intensidade e tensão resistência conexão direta.
De acordo com o esquema no circuito de comando, figura 02, e de potência, a partida começa com o acionamento da botoeira S1, que aciona K3M e o temporizador K1T; o motor vai estar em série com R1 + R2. Depois de um tempo (6 segundos), fecha o contato do temporizador K1T (67-68) com o contator K2M e K2T (relé temporizador); o motor está em série com R2.
Depois de dois segundos o contato aberto do temporizador K2T (67-68) fecha, e se conecta K1M, que, com o seu contato auxiliar (21-22), remove K3M, K1T, K2T e K2M. O motor é conectado diretamente à rede. O motor começa, em seguida, três pontos de tensão, a qualquer momento, sem interrupção de energia.
Diagrama elétrico de Partida Estatórica de Motores de Indução Trifásico estará disponível em: 17_11_10 Partida com Resistências Estatóricas .
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário