segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Comandos Elétricos - Aula 2.16 - Partida Direta e Reversão de Motor Monofásico com Capacitor de Partida


Figura 01 - Partida e Reversão - Monofásico
O Motor Monofásico com Capacitor de Partida é semelhante ao de fase dividida. A principal diferença reside na inclusão de um capacitor eletrolítico em série com o enrolamento auxiliar de partida. 
O capacitor permite um maior ângulo de defasagem entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar, proporcionando assim elevados conjugados de partida.
Como no motor de fase dividida, o circuito auxiliar é desconectado quando o motor atinge entre 75% a 80% da velocidade síncrona. Neste intervalo de velocidades, o enrolamento principal sozinho desenvolve quase o mesmo conjugado que os enrolamentos combinados. Para velocidades maiores, entre 80% e 90% da velocidade síncrona, a curva de conjugado com os enrolamentos combinados cruza a curva de conjugado do enrolamento principal de maneira que, para velocidades acima deste ponto, o motor desenvolve menor conjugado, para qualquer escorregamento, com o circuito auxiliar ligado do que sem ele.
Figura 02 - Partida de Motor Monofásico
Devido ao fato de o cruzamento das curvas não ocorrer sempre no mesmo ponto e, ainda, o disjuntor centrífugo não abrir sempre na mesma velocidade, é prática comum fazer com que a abertura aconteça, na média, um pouco antes do cruzamento das curvas. Após a desconexão do circuito auxiliar, o seu funcionamento é idêntico ao do motor de fase dividida.
Com o seu elevado conjugado de partida (entre 200% e 350% do conjugado nominal), o motor de capacitor de partida pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações e é fabricado em potências que vão de 1/4 cv a 1,5 cv.

Uma das técnicas usadas para reverter o sentido de rotação em um motor monofásico, consiste em inverter o sentido da corrente alternada que alimenta a bobina auxiliar (5/6), como os motores monofásicos são construídos com chave de partida centrífuga, esta reversão só ocorre após o motor parar e a chave de partida fecha, momento este que a bobina auxiliar estará ligada. 
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. LIGAR: Ao pressionar S1 - verde, o contator  K3 e K1 serão energizados. Os contatos principais de K1 é responsável pela alimentação da bobina auxiliar fazendo com que o motor gire no sentido anti-horário e sinaliza através de H3 - verde, máquina pronta sentido anti-horário.
  5. REVERTER: Com o motor parado, ao pressionar S2, o contator K3 e K2 são energizados, e seus contatos principais inverte a alimentação da bobina auxiliar fazendo com que o motor inverta seu sentido de rotação e sinaliza através de H4 - branco, máquina pronta sentido horário..
  6. DESLIGAR: Quando o motor é desligado por S0 energizará o contator K4 e o temporizador, que bloqueia a reenergização do motor através do temporizador que deve ser sincronizado com a chave de partida centrífuga, o sinaleiro H5 amarelo se mantém energizado enquanto o motor não pode ser revertido.
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
É importante notar que, para motores monofásicos os esquemas de reversão, pode variar segundo o modelo do motor.
Diagrama elétrico de Partida e Freio com Corrente Contínua de Motor de Indução Trifásico está disponível em:  17_09_06 Partida e Reversão Monofásico .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/10/2017

Um comentário: