Figura 01 - Diagrama elétrico da Partida Estrela Triangulo. |
Após o motor vencer a sua inércia, o contator é atuado, convertendo a configuração para triângulo, aumentando a tensão nos enrolamentos.
Logo, para um sistema trifásico 220/ 380 V, cada enrolamento do motor inicia com 220 V e termina a partida em 380 V, no qual será sua tensão nominal. Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
Figura 02 - Curva de corrente x velocidade |
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 Laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Ligar: Ao pressionar S1 energiza-se k3 e k1 (Y horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k3 e energizando k2. (∆ horário)..
- Estágio 01 - Enquanto T1 não finaliza a temporização, o motor gira no sentido anti-horário com tensão reduzida sinalizando através de H3 - Amarelo 1.
- Máquina Pronta - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator K2 energizando o motor em máxima tensão e sinalizando através de H4 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
- Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado, através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 06/11/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário