Figura 01 - Partida Compensadora com Reversão. |
A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador: TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta ; TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta. A chave de partida compensadora com reversão é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.
Sequência operacional
Botoeira S1 – Energiza-se k1, k3 e k4 (65% de tensão no sentido horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e k3, energizando k5. (∆ horário).
Botoeira S2 – Energiza-se k2, k3 e k2 (65% de tensão no sentido anti-horário) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e k3, energizando k5. (∆ anti-horário).
Os intertravamentos impedem k1 e k2 de serem acionados ao mesmo tempo. Os contatos fechados de k5 impede que k3, k4 e T1 fique energizado o tempo todo.
Descrição de funcionamento
Sentido horário - Pressionando S1 energizam-se os contatores k1, k3 e k4 e o temporizador T1 que dá inicio a contagem de tempo. Neste momento, o motor está ligado com 65% da tensão e girando no sentido horário, terminando o tempo abre-se o contato do temporizador T1 desenergiza k4 e k3 energizando k5. Agora o motor está ligado em tensão plena.
Sentido anti-horário - Pressionando S2 energizam-se os contatores k4 e k2 (observe no diagrama de potência que k2 inverte as fase do motor) e o temporizador T1 que dá inicio a contagem de tempo. Neste momento, o motor está ligado em estrela e girando no sentido anti-horário, abre-se o contato do temporizador T1 desenergiza k4 e energizando k3. Agora o motor está ligado em triângulo no sentido anti-horário.
Funcionamento está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento:
- O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
- O sinaleiro H1 Laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
- O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Ligar Anti-Horário: Ao pressionar S1 energiza-se k1, k3 e k4 (65% da tensão) e após o tempo pré-determinado por T1 desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ horário)..
- Estágio 01 - Enquanto T1 não finaliza a temporização, o motor gira no sentido anti-horário com tensão reduzida sinalizando através de H3 - Amarelo 1.
- Máquina pronta - Sentido Anti-Horário - Os contatos do temporizador T3, após decorrido o tempo ajustado, energizará o contator K5 energizando o motor em máxima tensão e sinalizando através de H4 verde, máquina pronta sentido anti-horário.
- Ligar Horário: Ao pressionar S2 preto, o contator k2, k3 e k4 (65% da tensão) será energizado, toda sequência se repete, acendendo H3 - Amarelo 1, após isto o motor gira com tensão máxima sinalizando através de H5 - Branco que a máquina está Pronta sentido horário.
- Desligar: Quando o motor é desligado por S0 desligará todos contatores e temporizadores, esta condição sinalizará apenas painel energizado, através do sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado.
- Emergência: Apertando-se a botoeira B0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 09/11/2017
professor Sinésio, so tenho a agradecer por esse achado maravilhoso que estou diante a admirar. Que Deus te abençoes por esta iniciativa de passar conhecimento.
ResponderExcluir