quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Comandos Elétricos - Aula 1.03 - Partida Direta e Freio Contra Corrente de Motor de Indução Trifásico

Figura 01 - Partida e Freio Contra Corrente.
Partida direta é quando você ligar o motor, inicialmente parado, diretamente à rede de alimentação, sem o uso de um dispositivo para limitar a corrente de partida.
A Partida Direta com Frenagem por Contra Corrente é um dos métodos mais antigos utilizados para reduzir a rotação de motores elétricos, neste método as ligações do motor de indução trifásico são reconectadas para o sentido oposto de rotação.
Após ser frenado até a velocidade zero, o motor começará a girar no sentido oposto, a menos que a alimentação seja cortada em um momento tal que permita sua parada sem girar “ao contrário”, através de sensor de baixa velocidade ou temporizador. A energia é convertida em calor no motor.
Na figura 01 está representando o esquema de potência e comando de um motor protegido por relé de proteção térmica direta e fusível para proteção contra curto-circuitos.
Diagrama elétrico de Partida e Freio Contra Corrente de Motor de Indução Trifásico está disponível em:  17_11_03 Partida com Freio Conta Corrente .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 03/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário