sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Aula Prática 06 - Partida e Freio em Corrente Contínua de Motor de Indução Trifásico em 24v

 Partida direta é quando você ligar o motor, inicialmente parado, diretamente à rede de alimentação, sem o uso de um dispositivo para limitar a corrente de partida.

Figura 01 - Partida  e Freio em Corrente Contínua
em 24v de Motor de Indução trifásico
A Partida Direta com Frenagem por Corrente contínua é um método utilizado para reduzir a rotação de motores elétricos, neste método as ligações do motor de indução trifásico são reconectadas em uma fonte em corrente contínua para "travar" o eixo do motor.
Na figura 01 está representando o esquema de potência e comando de um motor protegido por relé de proteção térmica direta e fusível para proteção contra curto-circuitos.
Funcionamento do circuito da partida e freio em corrente contínua de motor de indução está descrito abaixo nas etapas de sinalização e funcionamento: 
  1. O sinaleiro H0 sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado. 
  2. O sinaleiro H1 laranja indica falha térmica, no disjuntor motor e/ou relé térmico.
  3. O sinaleiro H2 vermelho indica painel energizado. 
  4. PARTIR: Estando sob tensão os bornes R,S ,T e o circuito de comando. Apertando-se a botoeira S1 verde, a bobina do contator K1 ( A1, A2) será energizada, esta ação faz fechar os contatos principais do contator K1 (1 com 2; 3 com 4; 5 com 6) e o contato de selo K1 (13,14). A bobina se mantém energizada através do contato de selo K1 (13,14) e o motor partirá em plena tensão. O contato normal fechado de K1 (31, 32) é responsável bloquear K2 e o contato normal aberto de K1 (23, 24) por ligar o sinaleiro H4 Verde que se mantém energizado enquanto o motor está em funcionamento.
  5. DESLIGAR: Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos a botoeira S0 vermelha; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo K1 (13,14) e, consequentemente, dos contatos principais de K1 ocasionando a parada do motor.
  6. FREIAR: Quando pulsamos a botoeira S0 vermelha o contato normal aberto (23, 24) da botoeira se fechará, acionando a alimentação da bobina de K2 e K3, o que provocará a energização do motor em corrente contínua pelo tempo em que estiver acionada, sendo o suficiente para desacelerar o motor e, consequentemente os contatos principais de K2 e K3 ocasionando a parada do motor.  O contato normal aberto de K2 (23, 24) será responsável por ligar o sinaleiro H3 Azul que se mantém energizado enquanto o motor está sobre ação do freio em corrente contínua.
  7. EMERGÊNCIA: Apertando-se a botoeira S0 vermelha, o sinaleiro H0 - sonoro vermelho pulsante indicará emergência acionado.
Diagrama elétrico de Partida e freio corrente contínua em 24v de Motor de Indução Trifásico de Alta Inércia está disponível em: 23_08_05 Partida e Freio em corrente contínua em 24v de Motor de Alta Inércia .

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 12/08/2023.

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