quinta-feira, 9 de setembro de 2004

Aula 10 - Dispositivos de comando funcional utilizados em comandos elétricos

Contator é um dispositivo mecânico de manobra, que pode estabelecer, conduzir e interromper correntes elétricas em condições normais de cargas como motores, iluminação, banco de capacitores, resistências e circuitos auxiliares. Assim, a partir de um circuito de comando, ele faz o controle de cargas em um circuito de potência.
Os contatores são compostos por contatos móveis, e podem ser divididos em dois tipos principais: os contatores auxiliares e os de potência, classificação relacionada à disposição de seus contatos no dispositivo. O primeiro é utilizado para ligar e desligar circuitos de comando, sinalização, controle, interface com processadores eletrônicos, etc., enquanto o de potência é usado como chave de ligação e desligamento de motores e outras cargas elétricas.
O funcionamento padrão dos contatores dá-se da seguinte forma: quando a bobina eletromagnética é energizada, forma-se um campo magnético que se concentra na parte fixa do dispositivo e atrai o núcleo móvel, onde estão localizados os contatos móveis, que, por consequência, também são deslocados. O comando da bobina é feito por meio de uma botoeira com duas posições, que tem seus elementos ligados à bobina. A velocidade de fechamento dos contatos é uma junção da força proveniente da bobina e da força mecânica das molas de separação que atuam em sentido contrário. As molas de compressão são também as responsáveis pela velocidade de abertura do circuito, quando a alimentação da bobina cessa.
Os contatos principais tem como função estabelecer e interromper correntes elétricas de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. No contato são utilizadas placas de prata. Enquanto isso, os contatos auxiliares são utilizados para comutar circuitos auxiliares de comando, sinalização e intertravamento elétrico. Esses contatos podem ser normalmente aberto, ou NA, ou normalmente fechado, chamado de NF, assim como nos relés.
As vantagens de utilização de contatores ficam por conta do comando à distância, do elevado número de manobras, da grande vida útil mecânica. Mas assim como qualquer outro dispositivo elétrico, sua seleção para uma dada instalação deve levar em conta as particularidades do circuito. 
Para especificar um contator, é preciso considerar a corrente nominal do dispositivo, a tensão e a frequência da rede, a tensão e frequência de acionamento e a quantidade de contatos auxiliares, fazendo uma previsão de que como o contator irá operar.
Um exemplo de um contator, com uma vista explodida de imagem é mostrado. O contator tem partes básicas. A seção principal do contator consiste em placa de montagem, base, contatos estacionários, e câmara de extinção de arco. A segunda seção do contator inclui a transportadora de contato, contatos móveis, armadura, e mola de retenção. A terceira seção do contator é a tampa da câmara de extinção de arco. A quarta parte do contator é a bobina. A quinta seção do contator inclui o "caixa" que ajuda a manter a bobina na sua posição adequada. A sexta parte do contator é a capa da bobina.
Folha de dados de contatores disponível  no link: 14_08_007 Contator CN.

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/09/2015.

Um comentário: