terça-feira, 21 de setembro de 2004

Aula 13 - Dispositivos de proteção termomagnética em comados elétricos

Disjuntor Motor

Disjuntores motor são dispositivos de proteção para o circuito principal. Eles combinam controle e proteção do motor em um único dispositivo. São basicamente utilizados para ligar e desligar os motores manualmente e protege os motores e as instalações sem fusíveis contra curto circuito, sobrecarga e falta de fase. Proteção sem fusível com um disjuntor motor economiza custos, espaço e assegura uma reação rápida em condições de curto circuito, através do desligamento do motor em milisegundos. 
O Disjuntor Motor possui a função de proteção e de seccionamento. Interrompe a passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga através do disparo térmico ou curto-circuito através do disparo eletromagnético.
Sobrecarga é uma corrente superior a corrente nominal que durante um período prolongado pode danificar o cabo condutor e o equipamento. Esta proteção baseia-se no princípio da dilatação de duas lâminas de metais distintos com coeficientes de dilatação diferentes.
Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lâminas deformarem-se (efeito térmico) sob o calor desligando o circuito. A proteção contra curto-circuito se dá através de dispositivo magnético, desligando o circuito quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).
Os disjuntores possuem algumas vantagens pois são religáveis e não precisam de elemento de reposição e pode eventualmente serem utilizados como chave de sessionamento.
O disjuntor motor deve ser ajustado ao valor nominal do motor. São necessárias correntes maiores na partida do motor. Durante o período de partida, o disjuntor motor deixará a corrente passar e não disparará, seguindo os padrões internacionais e as curvas para partida de motor e operação.
As características técnicas e dimensões de Disjuntores Motores comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_003 Disjuntor Motor.

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/09/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário