domingo, 5 de setembro de 2004

Aula 09 - Dispositivos de seccionamento em comados elétricos

Chaves Seccionadoras

Seccionadores são dispositivo de manobra que assegura, na posição aberta, uma distância de isolamento que satisfaz requisitos de segurança. A finalidade principal dessa abertura é a manutenção da instalação desligada. A chave seccionadora deve suportar, com margem de segurança, a tensão e corrente nominais da instalação.
A seccionadora tem, por norma, seu estado ligado ou desligado  visível externamente com clareza e segurança.
Esse dispositivo de comando é construído de modo a ser impossível que se ligue (feche) por vibrações ou choques mecânicos, só podendo portanto ser ligado ou desligado pelos meios apropriados para tais manobras. No caso de chave seccionadora tripolar, esta deve garantir o desligamento simultâneo das três fases.
É utilizado para abertura sem carga. O acionamento pode ser rotativo com travamento para impedir a abertura da porta com o seccionador  na posição ligado e com bloqueio por até 3 cadeados na posição desligado. Para o dimensionamento da seccionadora  a corrente máxima da chave deve ser maior que a corrente nominal do motor.
É um dispositivo que tem por função a manobra de abertura ou desligamento dos condutores de uma instalação elétrica. A chave seccionadora deve suportar, com margem de segurança, a tensão e corrente nominais da instalação.
A seccionadora tem, por norma, seu estado -ligada ou desligada- visível externamente com clareza e segurança. 
As seccionadoras podem ser construídas de modo a poder operar: Sob carga - então denominada interruptora. A chave é quem desligará a corrente do circuito, sendo por isso dotada de câmara de extinção do arco voltaico que se forma no desligamento e de abertura e fechamento auxiliados por molas para elevar a velocidade das operações. Sem carga – neste caso o desligamento da corrente se fará por outro dispositivo, um disjuntor, de modo que a chave só deverá ser aberta com o circuito já sem corrente. Neste caso a seccionadora pode ter uma chave NA auxiliar que deve desliga o disjuntor antes que a operação de abertura da chave seja completada.
Os seccionadores fusíveis sob carga são utilizados para manobra e proteção de circuitos tripolares, permitindo um seccionamento seguro mesmo. Há acessórios tais como terminais de conexão diversos, contatos auxiliares, capa protetora de terminais , adaptadores de espessura de barras , molduras isolantes.
Folha de dados de Seccionadora disponível  no link: 14_08_002 Ficha Técnica - Seccionadores s31 5tw .
As características técnicas e dimensões de chaves seccionadoras comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_002 Comutadora Gave.

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/09/2015.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. o primeiro comando vc de fazer uma partida direta simples acrescentando mas uma botoeira no caso b2 que e assim operador so podera acionar o motor apertando as duas botoeiras e assim utilizando as duas mãos

      Excluir
  2. 1) é só ligar duas botoeiras NA em série!

    ResponderExcluir
  3. tentei de varias formas resolver o desafio numero 1,mas nao consegui obter exito.por favor coloque o desenho;ou descreva como funcionaria....
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vc colocar um contrato do K1 aberto logo após o s1.
      E vc sela com o k2 embaixo do contato do S1

      Excluir
  4. e SO LIGAR DUAS Botoeias em Na em serie , pois o operador so dara funcionamento ao motor presionando ambas.

    ResponderExcluir