sábado, 25 de setembro de 2004

Aula 14 - Botoeiras, Chaves e Interruptores utilizados em comandos elétricos


Botoeiras são elementos de comando que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos normal aberto ou normal fechado através de acionamento manual. Podem variar quanto às cores, formato e proteção do acionador, quantidade e tipos de contatos, e reação ao acionamento.
Quanto ao formato e proteção do acionador temos desde as botoeiras tipo soco, que têm o acionador grande na forma de “cogumelo”, sendo de fácil acionamento, destinadas à situações de emergência; até as botoeiras com acionador protegido por tampa, que evitam o acionamento por toque acidental e somente devem ser operadas conscientemente. 
A variação quanto à reação ao acionamento consiste de dois tipos: as de retenção que trocam a condição do contado normal aberto ou fechado toda vez que são operadas e permanecem na nova posição até o próximo acionamento e as pulsantes, que trocam a condição do contato somente enquanto existir a pressão externa, voltando às condições iniciais assim que cesse a mesma. 
As botoeiras possuem cores definidas por norma norma IEC73 E VDE 0199 de acordo com sua função: Vermelho: Parar, desligar ou botão de emergência; Amarelo: Iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa; Verde ou preto: Ligar, partida; Azul ou branco: Qualquer função diferente das anteriores.
Quanto à instalação, devem estar dispostas com espaçamento correto e padrão e o botão “desliga”, deve ficar sobre o botão “liga” na posição vertical. Na posição horizontal, o botão “desliga” geralmente está à direita do botão “liga”.
Contatos de alta capacidade de corrente de comutação são chamados de contatos de carga, contatos de força ou contatos principais. São destinados a aplicação em ramais de motores ou de carga, onde exista alta intensidade de corrente elétrica. Os contatos a serem usados nos próprios comandos são chamados auxiliares. Eles suportam baixas intensidades de corrente e não podem ser aplicados em circuitos de carga. 
Dentro das chaves existem dois tipos de contato: normalmente aberto e normalmente fechado.
Contato normalmente aberto (NA): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja aplicada uma força externa.
Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NO (do inglês, normally open). A sua marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro dígito representa o número sequencial do contato, o segundo representa o código da função, que no caso dos contatos auxiliares NA são 3 e 4.
Contato normalmente fechado (NF): Sua posição original é fechada, ou seja, permanece fechado até que seja aplicada uma força externa. Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NC (do inglês, normally closed). No caso dos contatos NF, a marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro dígito representa o número seqüencial do contato, o segundo representa o código da função, que no caso dos contatos auxiliares NF são 1 e 2.
1 - As Botoeiras Pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento.
Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.

2 - As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento. Esta botoeira é acionada por um botão giratório com uma trava que mantém os contatos na última posição acionada.
Esta botoeira apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se mantêm travados na posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retornem à posição inicial é necessário acionar novamente o botão, agora no sentido contrário ao primeiro acionamento.

3 - Outro tipo de botoeira com trava, muito usada como botão de emergência para desligar o circuito de comando elétrico em momentos críticos, é acionada por botão do tipo cogumelo.
O botão do tipo cogumelo, também conhecido como botão soco-trava, quando é acionado, inverte os contatos da botoeira e os mantém travados. O retorno à posição inicial se faz mediante um pequeno giro do botão no sentido horário, o que destrava o mecanismo e aciona automaticamente os contatos de volta a mesma situação de antes do acionamento.

4 - Chave seletora: Possui duas ou mais posições e permite selecionar uma entre várias posições em um determinado processo com (C) ponto de contato comum. Também pode ser chamada de chave comutadora, contato three-way ou contato paralelo. Esse tipo de chave representa uma função composta, sendo a parte superior um contato NF e a parte inferior um contato NA.
As chaves seletoras também são conhecidas como chaves rotacionais. Elas utilizam os contatos NA ou NF para sua representação, idênticos às botoeiras, essas têm a mesma funcionalidade.
Existem as chaves seletoras que funcionam com duas, três ou mais posições. Não há interligações elétricas entre os contatos das diferentes posições. Caso as interligações sejam necessárias, o projetista deverá prever essas ligações.

Folha de dados de botoeiras disponível  no link: 14_08_004 Botoeira TNZ.

Interruptores de limite de curso

Os interruptores de limite de curso (chave fim de curso) são instalados em posições que não são normalmente acessíveis pelo operador durante o funcionamento da máquina. Desse modo, os interruptores de limite são acionados pelas partes móveis da máquina.
Usualmente, os interruptores de limite são dispositivos mecânicos. Os interruptores de limite podem ser encontrados também com contatos NA ou NF. Há vários tipos de interruptores de limite, que abrangem quase todos os tipos de aplicações imagináveis.
As chaves fim de curso são comutadores elétricos de entrada de sinais acionados mecanicamente. As chaves fim de curso são, geralmente, posicionadas no decorrer do percurso de cabeçotes móveis de máquinas e equipamentos industriais, bem como das hastes de cilindros hidráulicos e ou pneumáticos. 
O acionamento de uma chave fim de curso pode ser efetuado por meio de um rolete mecânico ou de um rolete escamoteável (gatilho). Existem, ainda, chaves fim de curso acionadas por uma haste apalpadora, do tipo utilizada em instrumentos de medição como, por exemplo, num relógio comparador. 
Esta chave fim de curso é acionada por um rolete mecânico e possui um contato comutador formado por um borne comum 11, um contato fechado 12 e um aberto 14. Enquanto o rolete não for acionado, a corrente elétrica pode passar pelos contatos 11 e 12 e está interrompida entre os contatos 11 e 14. Quando o rolete é acionado, a corrente passa pelos contatos 11 e 14 e é bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam à posição inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado.
Chave fim de curso acionada por um rolete mecânico. Apresenta dois contatos independentes sendo um fechado, formado pelos bornes 11 e 12, e outro aberto, efetuado pelos bornes 13 e 14. Quando o rolete é acionado, os contatos 11 e 12 abrem, interrompendo a passagem da corrente elétrica, enquanto que os contatos 13 e 14 fecham, liberando a corrente.
Roletes Escamoteáveis são chaves de roletes que somente comutam os contatos das chaves se forem acionados num determinado sentido de direção. Os roletes escamoteáveis, também conhecidos na indústria como gatilhos. 
Esta chave fim de curso, somente inverte seus contatos quando o rolete for atuado da esquerda para a direita. No sentido contrário, uma articulação mecânica faz com que a haste do mecanismo dobre, sem acionar os contatos comutadores da chave fim de curso. Dessa forma, somente quando o rolete é acionado da esquerda para a direita, os contatos da chave se invertem permitindo que a corrente elétrica passe pelos contatos 11 e 14 e seja bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam à posição inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado.
Folha de dados de chave fim de curso disponível  no link: 14_08_006 Chave Fim de Curso FM9 .

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/04/2016

5 comentários: