quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Aula 15 - Dispositivos de Sinalização utilizados em comandos elétricos


Um sinal visual deve ser projetado de tal forma que qualquer um que o veja possa reconhecê-lo e seja capaz de reagir imediatamente a ele. A norma EN60073 (IEC 60073: 2002) define os princípios de codificação para indicadores e atuadores.
De acordo com EN 60073 (IEC 60073: 2002) cores
e formas internacionalmente usadas e reconhecidas
podem ser resumidas como no quadro acima.
A cor e o piscar são os meios mais eficazes de atrair atenção e, portanto, precisam ser aplicados de maneira consistente; cores para prioridade e piscando para atrair a atenção. Quando dois níveis de atenção são necessários, duas velocidades de flash podem ser usadas; normal para o sinal de prioridade mais alta (84-168 flashes por minuto) e lento para a prioridade mais baixa (24-48 flashes por minuto). Normalmente, a velocidade normal deve ser quatro vezes mais rápida que a velocidade lenta.
As cores Vermelho / Laranja / Verde são a mais usadas de sinalização visual e a maioria das pessoas podem reconhecer e compreender a função de cada cor. As cores Azul e Branco fornecem níveis adicionais de indicação.
Também a padronização da posição de cada cor é vital. Vermelho deve estar sempre em a parte superior, no meio Laranja e verde na parte inferior. Isso ocorre porque, em alguns casos, uma pessoa pode não ser capaz de discernir a cor, mas saberá, pela posição da luz, o que sinaliza. As cores também devem contrastar com outras cores na mesma área para torná-las distinguíveis, novamente, para que possam ser compreendidas imediatamente.
Portanto os dispositivos de Sinalização que são componentes utilizados para indicar o estado em que se encontra um painel de comando ou processo automatizado. As informações mais comuns fornecidas através destes dispositivos são: ligado, desligado, falha e emergência.
Os Dispositivos de Sinalização podem ser do tipo Visual ou Sonoro. Os indicadores visuais fornecem sinais luminosos indicativos de estado, emergência e falha. São os mais utilizados devido à simplicidade, eficiência (na indicação) e baixo custo. São fornecidos por lâmpadas ou LEDs.
As cores indicadas são:  Vermelho  fixo - Máquina operando energizada - Perigo. São reservadas para indicações  o estado de alimentação elétrica geral ou equipamento ligado.
A cor  Verde  - Máquina pronta para Operar - desligada. É a cor usada para caracterizar “segurança” e é utilizada para indicar máquinas em estado seguro, ou desligada.

Vermelho Piscante ou Alaranjada  - é a cor empregada para indicar “falha”. São reservadas para indicações  estado crítico ou falha.

A cor Amarela indica situação importante, porém sem perigo, bem como alarme de nível baixo, ou máquina aguardando.
Branco - Máquina em movimento.
A cor Azul  - Comando remoto ou preparação de Máquina.
Os símbolos elétricos e cores utilizadas em um indicador luminoso estão representadas ao lado.
Os indicadores acústicos fornecem sinais audíveis indicativos de estado, falha e emergência. São as sirenes e buzinas elétricas. Utilizados em locais de difícil visualização (para indicadores luminosos) e quando se deseja atingir um grande número de pessoas em diferentes locais.
Outras cores são definidas pelo projetista, ou conforme a padronização que cada empresa adota para indicações.
Folha de dados de sinalizadores disponível  no link: 14_08_005 Sinalizadores L20_TPN .
Um breve resumo da IEC60073 pode ser consultado no link: 18_04_03 IEC60073_-_Coding_Principles_of_Beacons_and_Indicators .


© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/04/2017

9 comentários:

  1. Valeu Brother. me deu uma idéia já do que seja

    ResponderExcluir
  2. você pode informar a fonte das informações?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    obrigado pela informação? em qual norma foi baseado a aplicação das cores?

    ResponderExcluir
  4. Na real as informações estão desatualizadas e não parecem que se baseie em norma pois no que diz respeito a sinalização a NR10 e 12 deixam claros a utilização de certas cores.

    ResponderExcluir
  5. A falta de boa interpretação das normas está fazendo com que falsas sinalizações pertençam a normas que não existem. Eu também gostaria de saber a fonte dessas cores.

    ResponderExcluir
  6. realmente a parte de sinalização de luzes não consta em norma alguma e tem gerado bastante duvidas. Na empresa em que trabalho adotei como descrito acima, vermelho maquina trabalhando, verde maquina pronta para operar e laranja maquina parada por emergência/segurança. Fiscais do ministério do trabalho alegaram que estava errado, então pedi para me informarem então em qual norma consultar pois para alterar era simples era só mudar no programa do ClP , contudo não informaram a norma. Ou seja ainda estou seguindo conforme o padrão descrito acima.

    ResponderExcluir
  7. Vermelha: botão de emergência acionado ou algum problema na maquina.

    Verde: equipamento pronto para operar

    Branca: equipamento em funcionamento

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que , pela norma atual, Verde é Desligado e Vermelho é Ligado. Mas queria saber quanto ao amarelo e azul

    ResponderExcluir
  9. norma - NBR IEC 60204-1

    ResponderExcluir