Um sinal visual deve ser projetado de tal forma que qualquer um que o veja possa reconhecê-lo e seja capaz de reagir imediatamente a ele. A norma EN60073 (IEC 60073: 2002) define os princípios de codificação para indicadores e atuadores.
De acordo com EN 60073 (IEC 60073: 2002) cores e formas internacionalmente usadas e reconhecidas podem ser resumidas como no quadro acima. |
A cor e o piscar são os meios mais eficazes de atrair atenção e, portanto, precisam ser aplicados de maneira consistente; cores para prioridade e piscando para atrair a atenção. Quando dois níveis de atenção são necessários, duas velocidades de flash podem ser usadas; normal para o sinal de prioridade mais alta (84-168 flashes por minuto) e lento para a prioridade mais baixa (24-48 flashes por minuto). Normalmente, a velocidade normal deve ser quatro vezes mais rápida que a velocidade lenta.
As cores Vermelho / Laranja / Verde são a mais usadas de sinalização visual e a maioria das pessoas podem reconhecer e compreender a função de cada cor. As cores Azul e Branco fornecem níveis adicionais de indicação.
Também a padronização da posição de cada cor é vital. Vermelho deve estar sempre em a parte superior, no meio Laranja e verde na parte inferior. Isso ocorre porque, em alguns casos, uma pessoa pode não ser capaz de discernir a cor, mas saberá, pela posição da luz, o que sinaliza. As cores também devem contrastar com outras cores na mesma área para torná-las distinguíveis, novamente, para que possam ser compreendidas imediatamente.
Portanto os dispositivos de Sinalização que são componentes utilizados para indicar o estado em que se encontra um painel de comando ou processo automatizado. As informações mais comuns fornecidas através destes dispositivos são: ligado, desligado, falha e emergência.
Os Dispositivos de Sinalização podem ser do tipo Visual ou Sonoro. Os indicadores visuais fornecem sinais luminosos indicativos de estado, emergência e falha. São os mais utilizados devido à simplicidade, eficiência (na indicação) e baixo custo. São fornecidos por lâmpadas ou LEDs.
As cores indicadas são: Vermelho fixo - Máquina operando energizada - Perigo. São reservadas para indicações o estado de alimentação elétrica geral ou equipamento ligado.
A cor Verde - Máquina pronta para Operar - desligada. É a cor usada para caracterizar “segurança” e é utilizada para indicar máquinas em estado seguro, ou desligada.
Vermelho Piscante ou Alaranjada - é a cor empregada para indicar “falha”. São reservadas para indicações estado crítico ou falha.
A cor Amarela indica situação importante, porém sem perigo, bem como alarme de nível baixo, ou máquina aguardando.
Branco - Máquina em movimento.
A cor Azul - Comando remoto ou preparação de Máquina.
Os símbolos elétricos e cores utilizadas em um indicador luminoso estão representadas ao lado.
Os indicadores acústicos fornecem sinais audíveis indicativos de estado, falha e emergência. São as sirenes e buzinas elétricas. Utilizados em locais de difícil visualização (para indicadores luminosos) e quando se deseja atingir um grande número de pessoas em diferentes locais.
Outras cores são definidas pelo projetista, ou conforme a padronização que cada empresa adota para indicações.
Folha de dados de sinalizadores disponível no link: 14_08_005 Sinalizadores L20_TPN .
Um breve resumo da IEC60073 pode ser consultado no link: 18_04_03 IEC60073_-_Coding_Principles_of_Beacons_and_Indicators .
© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/04/2017